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As novas regras, válidas desde o último dia 16 de setembro, trazem mudanças significativas em diferentes modalidades para quem vai tirar a Carteira Nacional de Habilitação CNH, tanto para carro, quanto moto.

A resolução 778 do Conselho Nacional de Trânsito traz menos exigências, e altera os custos do processo e tempo total para finalizá-lo.

Simulador de Direção

A maior mudança é o treinamento no simulador de direção, que agora passa a ser facultativo, e não mais obrigatório, para a categoria B (carros).

O uso do simulador nas autoescolas era obrigatório desde 2014 e por causa do fim dessa obrigatoriedade também reduz o número de horas/aula práticas que eram exigidas.

Redução Horas/Aula Práticas

A outra mudança importante foi a redução no número de horas/aula que eram obrigatórias, das 25 previstas anteriormente, agora passam a ser 20 horas.

Redução Aula Noturna

Também houve uma diminuição na exigência das aulas noturnas, que eram de 5 horas e agora é de apenas 1 hora/aula.

Condutores de Ciclomotores

Também houve mudanças nas regras do processo de habilitação para os futuros condutores de ciclomotores, ou seja, veículos de até 50 cilindradas, os famosos “cinquentinhas”.

Agora não é mais obrigatório passar pelas aulas teóricas e práticas, basta apenas realizar as provas.

Se houver reprovação, o condutor precisará frequentar as aulas práticas.

A resolução determina que esta definição será válida por apenas um ano, ou seja, a partir de setembro de 2020 voltará a ser exigida apenas 5 horas práticas obrigatórias, sendo que 1 hora será noturna.

A mudança é bem grande, visto que, antes da resolução eram obrigatórias 20 horas de aulas práticas.

Outra mudança é que agora o condutor pode usar o próprio veículo no exame prático, contanto que o veículo não tenha mais que 5 anos de uso.

Tem mais mudanças?

Além dessas mudanças, ainda está no Congresso Nacional um projeto de lei para alterar alguns trechos do Código de Trânsito Brasileiro como a ampliação da validade da carteira nacional de habilitação, de 5 para 10 anos e o aumento do número de pontos em infrações, de 20 para 40 pontos. Como este projeto ainda não foi para votação, estaremos atentos às novas mudanças que em breve devem surgir no Código de Trânsito Brasileiro.

Quem Somos?

A Autovisão é especializada em laudos de transferência e vistorias cautelares, sendo credenciada pelo Detran/SP e possui certificação de qualidade NBR ISO 9001 para todos os seus processos.

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