fbpx

Você sabe como lidar com seu carro em enchentes? Não? Então fique calmo! Nós da Autovisão iremos te ajudar.

Sabemos que o tempo anda meio doido e a cidade não está, definitivamente, preparada para fortes chuvas, e você e seu carro podem sofrer muito com isso.

Por isso, continue lendo este artigo e aprenda a tomar as atitudes corretas com seu carro em enchentes. Acompanhe!

Quando devo realizar travessias em trechos alagados?

Não aconselhamos nenhum tipo de travessia em trechos alagados, porém se for de extrema necessidade, primeiramente, você deve observar o volume de água, se o volume ultrapassar a metade da roda, recomendamos não realizar a travessia devido ao alto risco da água entrar dentro do motor e prejudicar o carro.

Contudo, se a água não ultrapassar esta marca, você pode prosseguir com muita cautela.

Assim, coloque em primeira marcha e siga lentamente pelo trecho, sempre em velocidade constante para evitar ondas que podem entrar no escapamento e consequentemente nas câmeras de combustão.

Quando a água entra dentro das câmeras de combustão ocorre o Calço Hidráulico, neste caso em hipótese alguma dê partida no carro, principalmente se ele morrer, pois pode danificar as peças internas e gerar danos irreversíveis nos componentes do motor como o virabrequim e bielas.

Assim, saia do carro e chame um guincho para removê-lo.

Velocidade

Permaneça sempre em velocidade baixa e mantenha a rotação do motor em torno de 2.500 RPM. Assim, você pode evitar que mais água entre no motor e o prejudique.

Além disso, manter a velocidade baixa é importante para permitir que você consiga ter maior reconhecimento do trajeto podendo desviar com mais facilidade de buracos, árvores, galhos e objetos submersos.

Ar Condicionado

Desligue rapidamente o ar condicionado em caso de enchente, assim você evita que outras peças e componentes do carro acabem jogando água na tomada de ar do motor.

Carro automático

Se o seu carro for automático, utilize a função manual de troca de marchas e, além disso, altere sua troca entre primeira marcha e o ponto morto.

Dessa maneira, permitirá que a velocidade do carro se mantenha baixa durante todo o percurso e mesmo assim, possibilitará a rotação dentro do recomendado, como já havíamos citado (2500 RPM).

Freios

Quando você conseguir passar pelo trecho alagado, continue acelerando em primeira marcha ou segunda, e pise no pedal do freio no mesmo momento.

Essa técnica permite que haja atrito entre os componentes do freio o que gera calor, fazendo a água evaporar e evitando que este sistema pare de funcionar.

Passei pela enchente! E agora?

Passado o apuro, agora é hora de você tomar algumas providências, seja rápido!

Desligue a bateria no terminal e acione o seguro do carro, ou um guincho para levá-lo para uma oficina o mais rápido possível.

Agora reze! E nem pense mais em se arriscar em uma enchente. Em casos mais leves, apenas será feito uma higienização do seu carro e em casos mais graves você poderá ter perda total dos componentes do seu carro.

Assim, agora que você já sabe como lidar com seu carro em enchentes você deve aplicar todas estas dicas, mas lembre-se apenas se for realmente necessário!

A Autovisão se preocupa com a segurança de todos os ocupantes dos veículos do Brasil, assim queremos também alertá-lo para a importância da Vistoria Cautelar, caso você venha a adquirir um carro semi novo ou usado.

Através dela é possível descobrir se o veículo passou por alguma enchente ou avaria.

Se for o caso, deixe seu carro conosco que realizaremos uma Vistoria Cautelar com muita qualidade e eficiência.

Entre no nosso site e acesse o nosso blog para saber mais sobre os nossos serviços e notícias.

Auto Visão Vistorias
Avenida Prefeito Hirant Sanazar – 1451
Jd. Umuarama – Osasco/SP