fbpx

Chega de cometer erros! Saiba O que não fazer no carro durante sua condução.

É muito importante adotar os melhores hábitos desde o princípio, antes que seja tarde e seu veículo sofra algum desgaste. E você e seus passageiros sofram algum acidente.

Acompanhe as dicas deste artigo!

Não recline demais o encosto do banco

É muito comum quando estamos com sono reclinarmos o banco para descansarmos, principalmente quando somos passageiros.

Contudo, esta atitude pode causar um grave acidente. Em uma batida, por exemplo, toda a força do impacto é transferida para o pescoço, e o cinto ao invés de proteger pode te sufocar e gerar graves ferimentos.

Por isso, não aconselhamos reclinar o banco muito para trás. Assim como, você também não deve deixá-lo muito para frente para possibilitar a abertura eficiente dos airbags, caso ocorra algum acidente.

Para ilustrarmos este ponto, assista o vídeo abaixo do canal Rafa3257. A partir do minuto 0,19 ele mostra exatamente o que pode acontecer em um acidente quando o banco está muito reclinado:

ABS ativado? Tire o pé do freio!

O freio ABS (Anti-lock Braking System) é obrigatório desde 2014 e desempenha um papel muito importante.

Sua funcão é previnir o travamento total das rodas de frenagem em caso de frenagem brusca, aliviando a pressão entre as rodas. Dessa forma, evita que o carro acabe deslizando na pista.

Quando o freio ABS está funcionando da maneira adequada ele gera trepidações quando acionado. Neste momento, muitos motoristas ficam inseguros achando que o carro irá derrapar e tiram aos poucos o pé do freio ou bombardeando este. Não faça isso, pois é um erro muito comum.

Você deve acionar o freio até o fundo e ir mantendo desta maneira até o veículo parar.

Dirigir com animais no veículo

É estritamente proibido o transporte de animais soltos dentro do veículo pelo Artigo 252, resultando em multa ou perdas de pontos na carteira.

Esta medida é necessária, pois muitos acidentes podem ocorrer caso seu animal resolva pular em cima de você quando o carro está em movimento, por exemplo, prejudicando sua visibilidade.

Além disso, você não quer que o seu animal de estimação se machuque. Utilize as opções abaixo e proteja seu pet e você:

Fonte: Trânsito Ideal

Não deixe os braços pra fora do seu carro!

Esta infração é muito recorrente, mas muitos motoristas na “força do hábito”, acabam não percebendo que estão cometendo.

Deixar os braços e cotovelos para fora da janela é uma infração média e pode ser um risco, pois se algum veículo passar mesmo que em baixa velocidade, pode causar algum acidente.

Por isso, mantenha seus braços dentro do veículo e apenas coloque-os pra fora caso precise sinalizar algo, ou em uma situação de emergência.

Veja o acidente abaixo do canal Tribuna da Massa – Curitiba! E previna-se.

Desative o Airbag quando levar crianças no banco da frente

A lei é clara, crianças com estatura igual ou inferior a 1,35 devem ser transportadas no banco de trás do veículo. Salvo as exceções abaixo:

  • Quando o veículo não possui banco de trás.
  • Apenas quando todos os bancos estiverem ocupados por outras crianças.
  • Quando o veículo possuir apenas cintos de segurança subabdominais, de dois pontos nos bancos traseiros o que impede e dificulta a fixação correta bebê-conforto.

Ao mesmo tempo, outro ponto muito importante é sempre desativar o Airbag quando a criança for transportada no banco da frente e virada para trás. Porque quando o Airbag é inflado, este pode jogar a cadeirinha para cima, ferindo e esmagando a criança em caso de acidente.

Confira outras dicas na cartilha abaixo da Mafre Seguros:

Vidros do veículo – Não deixe-os sujos

Sabe aquele carro que parece que saiu da roça? É feio, né? Não deixe seu veículo dessa maneira.

Os para-brisas e retrovisores devem estar sempre limpos para garantir que você tenha uma visão completa do caminho, assim evitando acidentes.

Saiba como limpar os vidros do seu veículo clicando aqui.

Não coloque o molho de chaves na ignição do seu carro

Quem nunca teve aquele chaveiro com mais de 3 chaves e cheio de pingentes?

Percebeu como fica pesado? Então imagina esse peso no seu carro.

Esse peso pode prejudicar o tambor e a chave de ignição. Poque o peso acaba gerando uma folga no miolo de ignição, ocasionando travamentos e falhas no dispositivo.

Fique atento! Distribua suas chaves em outros chaveiros.

Não perca mais tempo! Agora você já sabe o que não fazer no seu carro, aplique estas dicas!

Quer saber mais novidades, dicas e notícias para você aplicar no seu veículo? Então continue acompanhando o blog !

Por fim, indicamos outros artigos que também podem te interessar:

Auto Visão Vistorias
Avenida Prefeito Hirant Sanazar – 1451
Jd. Umuarama – Osasco/SP

Open chat