fbpx

Ficou com a CNH vencida durante a pandemia? Não se preocupe, pois o Detran retomou algumas de suas atividades e lançou um cronograma atualizado.

Confira neste artigo as últimas notícias sobre o tema.

Boa leitura!

Renovação das CNHs vencidas em 2020

A pandemia causou diversos atrasos nos processos jurídicos e burocráticos do país. Contudo, aos poucos os serviços para a resoluções destes estão retornando.

O Detran de São Paulo retomou as atividades de renovação de CNHs – Carteiras Nacionais de Habilitação, e as notificações e autuações.

Dessa maneira, proprietários de veículos que tiveram a CNH vencida em 2020 poderão realizar a renovação desta ao longo de 2021.

Cronograma CNH renovação 2021

O prazo limite de renovação da CNHs dependerá do mês de vencimento desta, por exemplo: carteiras de habilitação vencidas em janeiro 2020 deverão ser renovadas até 31 de janeiro de 2021. E carteiras vencidas em fevereiro de 2020 poderão ser renovadas entre o dia 1º e 28 de fevereiro de 2021 seguindo essa lógica, sucessivamente, até 31 de dezembro de 2021 para as habilitações com validade em dezembro de 2020.

Fique atento, pois o cronograma completo para retomada dos serviços de trânsito e os novos prazos foram publicados na edição extra do Diário Oficial da União.

Outros serviços do Detran estarão disponíveis em sua retomada

Além da renovação da CNH, o Detran-SP também retomou os serviços de renovação de registro e licenciamento de veículos novos, transferências de veículos e comunicação de venda.

Contudo, o cronograma de retorno destas atividades ainda não foram totalmente definidos.

Multas e infrações de trânsito

O processo de envio para expedição das notificações de autuações também está em fase de retomada e já possui um cronograma completo:

Cronograma Contran – Infrações cometidas em 2020

O cronograma sobre o envio de notificações de autuação das infrações que foram cometidas entre 26 de fevereiro e 30 de novembro de 2020, será cumprido em 10 meses, contados a partir da data da infração cometida.

Abaixo indicamos o cronograma das infrações cometidas nos respectivos meses:

  • Fevereiro e março de 2020: deverão ter as notificações de autuações enviadas em janeiro de 2021.
  • Abril de 2020: as notificações serão enviadas ao responsável do veículo em fevereiro de 2021, dessa forma seguindo a sequência, até setembro de 2021.
  • Infrações de trânsito cometidas a partir de 1º de dezembro de 2020: os prazos a partir dessa data se manterão conforme o que foi previsto pela legislação de trânsito.

Contudo, os prazos finais para a apresentação da defesa do motorista em conjunto da indicação e recurso, quando as penalidades e notificações de autuação já foram expedidas, após 20 de março de 2020, foram prolongados para 31 de janeiro de 2021.

Anotou todos os prazos? Agora você pode renovar sua CNH vencida e realizar outras pendenciais

Fique atento para não perder nenhum prazo e acarretar em gastos desnecessários.

Assim, para saber sobre as últimas notícias sobre veículos continue acompanhando o nosso blog !

Por fim, indicamos outros artigos que também podem te interessar:

Auto Visão Vistorias
Avenida Prefeito Hirant Sanazar – 1451
Jd. Umuarama – Osasco/SP

Open chat